Como proteger os seus amigos de quatro patas das pragas?

As pulgas e carraças afetam os animais de estimação principalmente durante os meses de primavera e verão. Sabe como proteger os seus amigos de quatro patas das pragas? A prevenção deve ser feita ao longo de todo o ano. Ou seja, deve fazer a desparasitação do seu animal regularmente, e não apenas quando nota a presença destas pragas no seu animal.

Existem dois métodos de desparasitação, a interna e a externa, com propósitos diferentes. Enquanto que a desparasitação interna se destina a acabar com os parasitas internos que podem causar distúrbios gastrointestinais e doenças a nível cardíaco ou pulmonar, a desparasitação externa pretende exterminar parasitas externos como as pulgas e as carraças.

A desparasitação externa pode ser efetuada através de coleiras anti-parasitas, pipetas anti-parasitas ou spray desparasitante. Adicionalmente, pode adquirir um champô desparasitante que auxilia a remoção destes parasitas do pelo do seu animal de estimação. No momento de optar por um produto desparasitante, como as pipetas ou coleiras, deve ter sempre em atenção a idade e peso do animal.

Mas ainda assim, deve ter em atenção que os animais de estimação com idade inferior a 8 semanas ou com peso inferior a 2kg não podem utilizar a pipeta desparasitante nem spray antiparasitário. Para além disso, no caso dos gatos, apenas os gatos com peso até 10kg podem utilizar a pipeta como método de desparasitação externa. Por outro lado, os gatos não podem utilizar o champô.

Em caso de infestação por pulgas ou carraças deve limpar, aspirar e lavar todos os utensílios do animal como camas, mantas, roupas, entre outros a fim de evitar nova infestação. Caso a infestação seja grave e não consiga combatê-la deve solicitar um serviço de controlo de pragas.

Leia sempre o folheto informativo dos produtos antes de utilizar. Em caso de dúvidas consulte o seu médico veterinário.

Saiba mais sobre pulgas aqui e sobre carraças aqui.