PROCESSIONÁRIA DO PINHEIRO – Thaumetopoea Pityocampa Schiff

É uma espécie de inseto lepidóptero, que pertence à família das traças. Os exemplares desta espécie são ligeiramente maiores do que as suas semelhantes, as lagartas-do-carvalho. Cada uma delas está coberta com até 600 000 pelos urticantes brancos. As lagartas-processionárias-do-pinheiro podem chegar até aos 5 cm de comprimento.

O seu ciclo de vida começa com o depósito dos ovos nas agulhas dos pinheiros, evoluem para larvas, de seguida transformam-se em lagartas com pelos urticantes que seguem a sua procissão para o solo. Uma vez no solo, enterram-se até se transformarem em borboletas, que irão depositar de novo ovos. A partir de Dezembro é possível observar ninhos de seda nos ramos dos Pinheiros. De Janeiro a Maio é possível observar filas de lagartas a descer pelos troncos dos Pinheiros. Durante os meses da Primavera é possível observar pelos urticantes libertados pelas lagartas.

Moscas adultas alimentam-se de líquidos de materiais em decomposição, sangue de vertebrados. Algumas moscas silvestres alimentam-se apenas de néctar de flores. As larvas, por outro lado, podem alimentar-se de uma grande variedade de alimentos, dependendo da espécie. Podem alimentar-se de excrementos, material vegetal ou animal em decomposição ou materiais em estado de fermentação, como frutas, vegetais podres ou lama dos esgotos. Isso só é possível se as patas estiverem perfeitamente limpas de qualquer sujidade, e é por isso que é comum ver as moscas a esfregar constantemente as patas para poder limpar os sensores de odor e poder provar a comida.

O controlo da processionária do pinheiro passa principalmente pela aplicação de cintas colantes que impeçam a sua descida ao solo, uso de armadilhas para captura de borboletas e destruição dos ninhos.

Sabia que quando estes pêlos são engolidos pelos animais de estimação, um dos sintomas é necrose da garganta e da língua e se não for tratado rapidamente pode causar a morte?

PRODUTOS DE CONTROLO DE PROCESSIONÁRIA DO PINHEIRO

Explore todos os produtos indicados para o controlo de moscas e descubra qual o mais adequado à sua situação.

PEÇA O SEU ORÇAMENTO GRATUITO PARA CONTROLO DE PROCESSIONÁRIA DO PINHEIRO

Preencha o formulário abaixo para pedir o seu orçamento:

    ARTIGOS SOBRE PROCESSIONÁRIA DO PINHEIRO

    Leia todos os artigos que escrevemos sobre a processionária do pinheiro e fique a conhecer melhor as suas caraterísticas.

    Reações à lagarta do pinheiro: o que fazer

    Reações à lagarta do pinheiro: o que fazer Durante o Outono e Inverno podemos observar os ninhos da lagarta do pinheiro no topo dos pinheiros. Geralmente entre os meses de janeiro e abril as lagartas descem dos pinheiros formando as designadas procissões. No momento em que são tocados os seus pelos libertam uma substância tóxica que gera reações alérgicas. […]

    Voltar ao topo