Carraças – Ixodoidea

Aspeto

Podem variar de tamanho entre os 3 e 6 mm, em média. O seu corpo tem uma forma alongada, com cabeça de base hexagonal. Têm uma cor castanha-avermelhada.

Ciclo de vida

A carraça-dos-cães é uma carraça de 3 hospedeiros, pelo que tem de mudar de hospedeiro entre as 3 fases de crescimento (larva, ninfa e adulto). Só precisam de três refeições de sangue para completarem o seu desenvolvimento, uma em cada fase de crescimento. Desde o ovo até ao estado adulto, o ciclo de vida das baratas é completo, podendo demorar dois meses, dependendo das condições climatéricas e do número de hospedeiros disponíveis.

Hábitos

Encontram-se em cães, canis, casas e, ocasionalmente, na vida selvagem, mas raramente em humanos. Como são hematófagos, além de provocar comichão podem transmitir vírus, bactérias, protozoários, etc, funcionando como vetores de doenças, tanto nos animais como nos humanos. É mais comum aparecerem nas áreas em que não é tão fácil escovar o animal, como por exemplo na cabeça e no pescoço, passando pelas orelhas, entre os dedos, debaixo dos ombros e no umbigo.

Técnicas de controlo

O controlo de carraças passa principalmente pela aplicação de tratamento inseticida por pulverização ou, no caso de cães e gatos, através da toma de medicação, aplicação de pipetas ou coleiras.

Produtos indicados para controlo de carraças

Peça o seu orçamento gratuito para controlo de carraças

Preencha o formulário abaixo para pedir o seu orçamento:

    Back to Top