Controlo de pragas em Municípios
O controlo das pragas urbanas tem como finalidade a proteção da saúde e do bem-estar das populações e do património. As pragas urbanas são insetos ou animais que infestam centros urbanos, pondo em causa o seu meio envolvente e espalhando doenças infetocontagiosas. Nesse sentido, os Municípios devem fazer um controlo adequado durante todo o ano de forma a prevenir e tratar possíveis infestações nos centros urbanos.
Que tipo de pragas urbanas devem ser vigiadas e controladas?
As principais pragas encontradas nos centros urbanos são ratos, baratas, moscas, formigas, e periodicamente, a vespa asiática e a processionária do pinheiro. Todas estas pragas devem ser vigiadas e controladas ser encontradas em centros urbanos. Nesse sentido, os Municípios são responsáveis por efetuar um controlo das mesmas, evitando contacto entre estas e os habitantes. Dessa forma, devem contratar empresas especializadas de controlo de pragas que providenciarão todos os serviços necessários. No entanto, podem adotar medidas para os seus habitantes devem pôr em prática para prevenir o seu aparecimento.
Medidas a adotar para prevenir o aparecimento ou aumento de pragas urbanas
Não deitar lixo para o chão. Coloque-o sempre em sacos fechados e dentro dos contentores. Além disso, deve manter-se a tampa dos contentores fechada.
Não alimentar animais na via pública, nomeadamente cães, gatos, pombos ou patos, já que a presença de comida atrai mais pragas para o local.
Não abandone restos de comida em locais de fácil acesso. Coloque sempre os mesmos em contentores fechados de preferência.
Comunique ao seu município sempre que avistar pragas ou sinais da presença das mesmas.
Se necessitar de ajuda profissional, contacte-nos através do 300 076 137 ou através do nosso formulário de contacto.