Percevejos: Um perigo escondido!

Alimenta-se de sangue humano e de outros animais, no entanto não há provas de que transmitam doenças. Apesar de medirem apenas 7 mm, um percevejo adulto que se alimente regularmente pode viver entre 6 a 9 meses. Mas caso não tenham um hospedeiro para se alimentar, poderão sobreviver até 1 ano “adormecidos”.

Então o que os torna “perigosos”?

Uma fêmea pode colocar cerca de 400 a 500 ovos ao longo de toda a sua vida. Isto faz deste pequeno inseto uma das pragas mais comuns e também das mais difíceis de controlar. O seu pequeno tamanho, aliado à sua habilidade para se esconderem, faz com que seja difícil de detetar até começarem a aparecer as primeiras picadas.

Mas os percevejos são um sinal de falta de higiene?

Não necessariamente! O percevejo pode facilmente ser transportado em malas de viagem ou em qualquer peça de roupa que esteja em contacto com um colchão infestado. Imagine que esteve num hotel infestado e no seu regresso coloca a sua mala de viagem em cima da sua cama. Este gesto poderá ser o suficiente para iniciar uma infestação de percevejos na sua casa, mesmo mantendo o local devidamente limpo.

E como posso saber se o meu colchão está infestado?

Se o seu colchão estiver a ser alvo desta praga um dos primeiros sinais que notará serão as picadas. No entanto, existem outros sinais aos quais deve estar atento como pequenas manchas escuras no colchão e um odor doce mas enjoativo. Para eliminar qualquer dúvida tente inspecionar o colchão e procurar pelos pequenos insetos. Para além do colchão é possível encontrá-los na estrutura da cama, nos tapetes, nos rodapés ou até no piso de madeira.

Como se elimina esta praga?

Este tipo de infestação trata-se através da pulverização de inseticida nos locais afetados. Pode efetuar o tratamento aplicando produtos como o Dipacxon, Fendona ou Cytrol. No entanto, caso esta intervenção não se revele eficaz deve recorrer à ajuda profissional.