Sabia que estes animais fazem um controlo de pragas natural?
Muitos dos animais que conhecemos alimentam-se de outros animais. Dessa forma, fazem um controlo da população, ajudando a diminuir pragas e as consequências que estas trazem. As espécies insetívoras e as carnívoras são as principais que ajudam no controlo de pragas. Insetívoros são animais que se alimentam de insetos, em contrapartida, carnívoros alimentam-se maioritariamente de carne ou tecidos animais. Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer alguns animais que fazem um controlo de pragas natural:
Morcegos
Em Portugal a maioria dos morcegos é insetívora, alimentando-se exclusivamente de insetos. Segundo a SETA, um morcego pode consumir apenas numa noite mais de metade do seu peso em insetos. O que torna o seu impacto no ecossistema enorme, ajudando a fazer um controlo do mesmo.
A revista Agriculture, Ecosystems and Environment publicou um estudo acerca do papel dos morcegos no combate à praga de insetos que destroem culturas agrícolas como os arrozais, na Ilha de Madagáscar. Adrià López-Baucells, coautor do artigo e estudante de doutoramento no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) explica que “várias destas espécies são aves e morcegos insetívoros que, através da supressão de pragas agrícolas, podem fornecer um valioso serviço às populações locais”.
Sapos e rãs
A dieta dos sapos é composta por insetos como moscas, baratas, formigas, lagartas e por outros animais invertebrados como aranhas, lesmas, caracóis e minhocas. Desta forma, os sapos são considerados um animal que ajuda a controlar pragas, uma vez que consomem uma grande variedade de insetos que podem prejudicar culturas agrícolas e que transmitem doenças aos humanos.
Mochos, corujas, cobras-rateiras e doninhas
Este conjunto de animais fazem um controlo natural da população de roedores, uma vez que a sua dieta se baseia nos mesmos. Apesar dos roedores se reproduzirem de forma rápida e em grande número, um único casal de ratos domésticos pode ter uma prole de 2,000 ratos enquanto um casal de ratazanas poderá ter até 800, estes animais contribuem para o equilíbrio do ecossistema ajustando a população de roedores.
Embora estes animais que lhe apresentamos façamum controlo natural das pragas, não deixa de ser necessário o controlo efetuado pelo Homem. E assim sendo deve sempre contactar uma empresa especializada no controlo de pragas, como a RATATUI para o ajudar a manter as pragas sob controlo.