TÉRMITA – Isoptera

TÉRMITAS DA MADEIRA

Larvas – 1 mm de comprimento, brancas e translúcidas. Soldados – 5 mm de comprimento, tórax e abdómen pálidos e cabeça mais escura. Adultos – até 7 mm de comprimento, 11 mm com as asas.

Os adultos com asas (alados) emergem do ninho em enxame. Após um voo curto, pousam no solo e separam-se das asas. Logo que os machos são atraídos pelas fêmeas, juntos procuram um local apropriado, como uma cavidade num tronco de madeira seca, e começam a escavar uma galeria. O desenvolvimento da colónia é lento, dado que o rei e a rainha podem não gerar mais do que 3 ou 4 larvas no primeiro ano. As larvas desenvolvem-se e tornam-se obreiras, soldados ou aladas.

Infestam madeira seca, incluindo madeiras estruturais de edifícios. Expandem as colónias, consumindo a madeira em todas as direções, eventualmente criando um só espaço vazio. Por fora, a madeira pode aparentar estar sã. São frequentemente detetadas pelas bolinhas que ejetam para o exterior por pequenos orifícios nas madeiras atacadas.

O controlo de térmitas passa principalmente pela aplicação de tratamento inseticida por gel e tratamento inseticida através de termo nebulização. Este tratamento é complexo e tem de ser feito por profissionais, por esse motivo não existem produtos de venda ao público para controlo de térmitas.

TÉRMITAS SUBTERRÂNEAS

Mede entre 5 e 10 mm de comprimento. Têm corpos largos e brancos, com cabeça castanha.

As rainhas podem depositar vários milhares de ovos num só dia. O rei é apenas ligeiramente maior do que as térmitas médias e continua a acasalar com a rainha durante toda a vida. Os machos da colónia morrem imediatamente após o acasalamento, mas as térmitas macho aladas tornam-se reis e vivem com as rainhas.

Constroem os ninhos no solo e são muito dependentes de solos húmidos. Na busca de alimento, as térmitas subterrâneas constroem tubos de terra porque são muito suscetíveis à desidratação quando expostas ao ar. As térmitas subterrâneas costumam fazer os seus percursos acima do solo para alcançarem madeiras ou outras fontes de celulose. Estas térmitas decompõem a celulose em amido com a ajuda de protozoários que têm no aparelho digestivo.

O controlo de térmitas passa principalmente pela aplicação de tratamento inseticida por gel e tratamento inseticida através de termo nebulização. Este tratamento é complexo e tem de ser feito por profissionais, por esse motivo não existem produtos de venda ao público para controlo de térmitas.

Sabia que as térmitas são insetos sociais, altamente organizados e com diferentes hierarquias entre as suas classes sociais?

PRODUTOS DE CONTROLO DE TÉRMITAS

Pela complexidade que o tratamento desta praga exige, não dispomos de produtos que possam ser aplicados pelo cliente. Em caso de infestação desta praga recomendamos que o tratamento seja efetuado por uma empresa especializada como a RATATUI.

PEÇA O SEU ORÇAMENTO GRATUITO PARA CONTROLO DE TÉRMITAS

Preencha o formulário abaixo para pedir o seu orçamento:

    ARTIGOS SOBRE TÉRMITAS

    Leia todos os artigos que escrevemos sobre térmitas e fique a conhecer melhor as suas caraterísticas.

    Taxa sobre sacos de plástico leves e ultra leves é adiada

    Taxa sobre sacos de plástico leves e ultra leves é adiadaA medida foi anunciada como parte da proposta para o Orçamento de Estado 2024. Todos os sacos de plásticos leves e muito leves, utilizados na venda a granel de produtos de panificação, frutas e hortícolas frescos, vão passar a ser taxados em 4 cêntimos a unidade.A […]

    Formigas: Curiosidades sobre este pequeno inseto

    Formigas: Curiosidades sobre este pequeno inseto As formigas são um dos insetos mais comuns, estão por quase todo o lado e como não têm asas, são mais fáceis de observar e de capturar. Podemos observá-las um pouco por todo o lado mas há muitas curiosidades sobre estes pequenos insetos que desconhecemos! Em Portugal existe registo […]

    O perigo das formigas

    O perigo das formigas As formigas podem ser uma praga capaz de causar uma grande destruição devido aos túneis que escavam para construir o seu formigueiro. São insetos sociais que se organizam internamente por hierarquia, composta pela rainha, os machos, os soldados e os operários. Esta praga pode parecer inofensiva comparada com outras pragas devido […]

    Desfrute do Verão, sem mosquitos!

    Desfrute do Verão, sem mosquitos! Sabemos como os mosquitos podem ser um pesadelo nas noites quentes de Verão. Mas agora pode desfrutar de uma noite tranquila sem acordar com picadas destes pequenos sugadores de sangue! O período de maior atividade dos mosquitos começa ao pôr do sol. Normalmente este período coincide com o momento em […]

    Voltar ao topo