TÉRMITA – Isoptera

TÉRMITAS DA MADEIRA

Larvas – 1 mm de comprimento, brancas e translúcidas. Soldados – 5 mm de comprimento, tórax e abdómen pálidos e cabeça mais escura. Adultos – até 7 mm de comprimento, 11 mm com as asas.

Os adultos com asas (alados) emergem do ninho em enxame. Após um voo curto, pousam no solo e separam-se das asas. Logo que os machos são atraídos pelas fêmeas, juntos procuram um local apropriado, como uma cavidade num tronco de madeira seca, e começam a escavar uma galeria. O desenvolvimento da colónia é lento, dado que o rei e a rainha podem não gerar mais do que 3 ou 4 larvas no primeiro ano. As larvas desenvolvem-se e tornam-se obreiras, soldados ou aladas.

Infestam madeira seca, incluindo madeiras estruturais de edifícios. Expandem as colónias, consumindo a madeira em todas as direções, eventualmente criando um só espaço vazio. Por fora, a madeira pode aparentar estar sã. São frequentemente detetadas pelas bolinhas que ejetam para o exterior por pequenos orifícios nas madeiras atacadas.

O controlo de térmitas passa principalmente pela aplicação de tratamento inseticida por gel e tratamento inseticida através de termo nebulização. Este tratamento é complexo e tem de ser feito por profissionais, por esse motivo não existem produtos de venda ao público para controlo de térmitas.

TÉRMITAS SUBTERRÂNEAS

Mede entre 5 e 10 mm de comprimento. Têm corpos largos e brancos, com cabeça castanha.

As rainhas podem depositar vários milhares de ovos num só dia. O rei é apenas ligeiramente maior do que as térmitas médias e continua a acasalar com a rainha durante toda a vida. Os machos da colónia morrem imediatamente após o acasalamento, mas as térmitas macho aladas tornam-se reis e vivem com as rainhas.

Constroem os ninhos no solo e são muito dependentes de solos húmidos. Na busca de alimento, as térmitas subterrâneas constroem tubos de terra porque são muito suscetíveis à desidratação quando expostas ao ar. As térmitas subterrâneas costumam fazer os seus percursos acima do solo para alcançarem madeiras ou outras fontes de celulose. Estas térmitas decompõem a celulose em amido com a ajuda de protozoários que têm no aparelho digestivo.

O controlo de térmitas passa principalmente pela aplicação de tratamento inseticida por gel e tratamento inseticida através de termo nebulização. Este tratamento é complexo e tem de ser feito por profissionais, por esse motivo não existem produtos de venda ao público para controlo de térmitas.

Sabia que as térmitas são insetos sociais, altamente organizados e com diferentes hierarquias entre as suas classes sociais?

PRODUTOS DE CONTROLO DE TÉRMITAS

Pela complexidade que o tratamento desta praga exige, não dispomos de produtos que possam ser aplicados pelo cliente. Em caso de infestação desta praga recomendamos que o tratamento seja efetuado por uma empresa especializada como a RATATUI.

PEÇA O SEU ORÇAMENTO GRATUITO PARA CONTROLO DE TÉRMITAS

Preencha o formulário abaixo para pedir o seu orçamento:

    ARTIGOS SOBRE TÉRMITAS

    Leia todos os artigos que escrevemos sobre térmitas e fique a conhecer melhor as suas caraterísticas.

    Osgas: como as manter longe!

    As osgas são pequenos répteis da família dos gecos, muito comuns em Portugal, especialmente nas regiões mais quentes do país. Apesar de muitas vezes causarem repulsa, são animais totalmente inofensivos e até bastante úteis. Alimentam-se de pequenos insetos como mosquitos, traças e aranhas, sendo consideradas aliadas no controlo natural de pragas domésticas. Ciclo de vida […]

    Visita à RACRISA em Valência

    Na última sexta-feira, a nossa equipa dos departamentos de Compras, Comercial e Marketing teve a oportunidade de visitar o nosso parceiro RACRISA SL, em Valência! ✈️ Reconhecida como uma referência no setor de higiene profissional em Espanha, a RACRISA é responsável pela produção da nossa linha de detergentes de marca própria RATATUI e tem sido […]

    Serpentes: Como lidar com elas?

    As serpentes desempenham um papel vital no ecossistema, ajudando a controlar populações de roedores e outros pequenos animais. No entanto, a presença desses répteis pode ser preocupante e temida por muitos, especialmente em áreas urbanas e rurais habitadas. Espécies Comuns de Serpentes As serpentes podem ser classificadas em duas categorias principais: venenosas e não venenosas. […]

    Osgas: são perigosas?

    As osgas são répteis comuns em regiões de clima quente e temperado, sendo frequentemente encontradas em residências, jardins e armazéns. Embora sejam inofensivas para os seres humanos e até desempenhem um papel importante no controle de insetos, muitas pessoas consideram sua presença indesejada e têm medo destes pequenos répteis. O Que São as Osgas? Pertencem […]

    Voltar ao topo