Bactérias e vírus na área alimentar, como combater?

As intoxicações alimentares ou infeções alimentares são comuns, mas podem variar de problemas de saúde ligeiros a graves. A contaminação biológica dos alimentos é causada por substâncias produzidas por organismos vivos como bactérias, fungos, vírus ou parasitas. Mas sabe como combater bactérias e vírus na área alimentar?

Anualmente milhões de pessoas sofrem de infeções alimentares resultantes de bactérias, como a Salmonella ou E. coli. Febre, dores de cabeça, náuseas, vómitos, dores abdominais e diarreia são alguns dos sintomas que resultam destas infeções. Em casos severos pode resultar até em morte.

A bactéria Listeria é uma bactéria que pode representar um grave perigo para a saúde de mulheres grávidas, e por isso pode mesmo levar à perda do feto. Pode encontrar esta bactéria em produtos como laticínios contaminados, verduras e legumes crus, carnes ou alimentos refrigerados, por exemplo.

Outros causadores de contaminações são os vírus, como o vírus da hepatite A, que pode causar doenças de fígado de longa duração e que está presente principalmente em frutos do mar crus ou mal cozidos, como a maioria dos outros micro organismos.

Os parasitas, responsáveis por inúmeras intoxicações alimentares, podem contaminar através da sua entrada em contacto com água, do solo ou do contacto direto com animais contaminando o produto.

Como é que se apanham intoxicações alimentares?

Há um largo conjunto de fatores que contribuem para os indivíduos serem contaminados por vírus, bactérias, fungos ou parasitas.

Má higienização das mãos. A lavagem das mãos em atividades que envolvem manipulação de alimentos é de extrema importância devido ao risco de contaminação. A correta e regular higienização das mãos deve fazer parte das práticas e normas de higiene de todos os estabelecimentos que manipulam alimentos.

Falta de higienização de equipamentos e superfícies. A contaminação cruzada pode ocorrer devido à utilização de superfícies e partilha de equipamentos como facas ou tábuas de corte de diferentes alimentos. As superfícies e equipamentos devem ser rigorosamente limpos e desinfetados, principalmente os locais de preparação de alimentos crus. Pode utilizar um desinfetante como o Desinbac DS e de seguida a superfície deve ser enxaguada.

Presença de pragas. A presença de pragas no estabelecimento pode levar à contaminação de alimentos e superfícies com bactérias, vírus ou parasitas. De forma a evitar esta contaminação todos os estabelecimentos da área alimentar são obrigados a efetuar um controlo regular de pragas no seu estabelecimento por uma empresa certificada.

Como evitar e combater as contaminações?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem 5 princípios básicos para evitar as contaminações:

Manter limpeza regular e controlo de pragas. Separar alimentos crus de cozinhados. Cozinhar completamente os alimentos. Manter os alimentos a temperaturas seguras. Usar água e matérias-primas seguras e de qualidade.

Postos em prática estes cinco princípios, deve aprimorar sempre a limpeza e desinfeção de utensílios, bancadas e espaços.