Controlo de Pragas na Restauração

Como funciona o controlo de pragas na restauração?

O setor alimentar (restauração) é um dos setores em que o controlo de pragas é essencial para a vitalidade do negócio. De acordo com o Regulamento N.º 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de abril de 2004 relativo à higiene dos géneros alimentícios, as empresas da área alimentar/restauração devem adotar um conjunto de medidas e procedimentos para efetuar controlo de parasitas e pragas.

As pragas mais comuns na restauração são roedores, baratas, formigas e moscas. Estas espécies podem tornar-se perigosas para a saúde e para o seu negócio, levando à perda de lucros, clientes, stock e ainda a danos na sua reputação.

Uma infestação pode trazer consequências irreversíveis ao seu negócio, uma vez que pode resultar numa queixa feita por clientes. Isto, para além de destruir a reputação do seu estabelecimento, irá acionar uma inspeção ao local por entidades como a ASAE.

Para além disso, as pragas, quando em contacto com alimentos, podem contaminá-los com doenças, vírus e bactérias que põem em causa a saúde dos seus clientes e colaboradores. Se suspeitar que algum alimento tenha estado em contacto com algum tipo de praga, deve descartá-lo imediatamente.

Como Posso controlar as pragas no meu restaurante?

Para manter estas pragas afastadas e proteger o seu negócio deve ter muita atenção à limpeza do espaço e, preferencialmente, contratar uma empresa especialista em controlo de pragas e desinfestação.

Estes profissionais, de acordo com a situação e tipo de praga, poderão aconselhar diversos métodos de controlo, combate e prevenção:

Para manter o seu espaço seguro e todos os que nele se encontram, peça sempre ajuda profissional de uma empresa de controlo de pragas.