tipos de raticidas

Que tipos de raticidas existem e como usá-los?

Pragas de ratos e ratazanas podem ser bastante incómodas e tornar-se um pesadelo caso não sejam tratadas atempadamente, mas que opções de tratamento existem? Sabia que existem vários tipos de raticidas?

O rodenticida, raticida ou também conhecido como muricida, é uma classe de venenos de alta toxicidade comumente utilizados para exterminar roedores em geral. Estes venenos são anticoagulantes, absorvidos por via oral, que atuam na corrente sanguínea do roedor. Existem ainda outros venenos que atuam de forma diferente, como a brometalina, por exemplo, que após a sua ingestão afeta o sistema nervoso, provocando rigidez muscular.

Existem diversos tipos de raticidas, disponíveis em vários formatos que devem ser utilizados em situações distintas. O isco fresco é mais atrativo para os roedores durante as estações mais quentes porque estes procuram alimento com maior teor de água. O isco em blocos é mais aconselhável para zonas que exijam maior durabilidade do isco devido às condições a que está sujeito. Já o cereal, também conhecido como trigo roxo, contém uma maior percentagem de veneno e é mais adequado para roedores como ratazanas.

Deve procurar sempre aconselhamento profissional sobre que tipo de raticida aplicar. A aplicação do raticida deve ser sempre efetuada com a ajuda de luvas de forma a evitar a transferência de odor para o isco, que afasta os roedores. Nunca armazene o isco num local de fácil acesso a crianças e animais de estimação.