Rodenticidas anticoagulantes: como atuam?

Os rodenticidas anticoagulantes são derivados da cumarina e têm o mesmo mecanismo de ação que esta substância. Ou seja, interferem com a síntese dos fatores de coagulação, resultando em hemorragias e, consequentemente, levando à morte.

Estes rodenticidas interferem no ciclo da vitamina K, uma vez que afetam a capacidade do corpo de produzir esta vitamina em quantidade suficiente para gerar os componentes de coagulação necessários ao funcionamento normal do corpo. Como antídoto para este efeito anticoagulante do rodenticida, recomenda-se a utilização normalmente utilizada vitamina K1.

Os rodenticidas anticoagulantes têm um modo de ação lento. A ação rodenticida não é evidente até 4 a 7 dias após a ingestão. Esta ação lenta permite que os roedores continuem a consumir o isco ao longo dos dias, aumentando a probabilidade de ser consumida a quantidade letal mínima. Para além disto, reduz-se a probabilidade de rejeição do isco uma vez que um roedor que não tenha consumido a quantidade mínima letal não irá apresentar sinais de intoxicação até após alguns dias.

rodenticidas anticoagulantes

Deve procurar sempre aconselhamento profissional sobre que tipo de rodenticida aplicar. Se for aplicar rodenticida, lembre-se de utilizar luvas para evitar a transferência de odor para o isco, que afasta os roedores. Nunca armazene o isco num local de fácil acesso a crianças e animais de estimação.

Se necessitar de ajuda profissional, contacte-nos através do 300 076 137 ou através do nosso formulário de contacto.

Saiba mais sobre roedores aqui.