As várias espécies de pulga

Muitas pessoas desconhecem a existência de mais do que uma espécie de pulga. Na realidade existem várias espécies de pulgas distintas, no entanto as mais conhecidas são: a pulga do Homem, a pulga do Cão e a pulga do Gato.

As pulgas são vetores de doenças e podem transmitir vermes e parasitas. No passado, grandes epidemias foram causadas por pulgas que foram responsáveis pela sua disseminação, como por exemplo a Peste em 1665 causada pela pulga do rato. Devido à sua facilidade em atacar seres humanos e animais, as pulgas são provavelmente os principais vetores de doenças para estas espécies.

A pulga do Homem

Adultos 2 a 3,5 mm de comprimento; sem pronotal ou pentes genaes; seção basal de pernas equipados com fortes espinhos.

Normalmente, escolhe como anfitrião o Homem , mas também podem ser encontradas em porcos, ouriços, raposas e texugos.

A pulga do Cão

Adultos 2 a 3,25 mm de comprimento; frente da cabeça, enquanto alta; pronotal e pentes genaes conspícuos (primeira espinha Genal pentear apenas metade mais tempo do que o segundo); seção basal de pernas equipados com fortes espinhos.

 Esta espécie de pulga escolhe como anfitrião principalmente os membros da família Canidae, mas também outros animais domésticos e seres humanos. A pulga do cão é um hospedeiro intermediário da ténia cão (Dipylidium caninum), cujo hospedeiro vertebrado é geralmente o cão (ou o gato), que por sua vez pode ser transmitida aos seres humanos.

A pulga do Gato

Adultos 2 a 3,25 mm de comprimento; frente da cabeça maior alta; pronotal e pentes genaes conspícuos (primeira coluna quase tão longo quanto o segundo pente genal); seção basal de pernas equipados com fortes espinhos.

As pulgas do gato são a causa da maioria das infestações por pulgas. A proliferação de Ctenocephalides felis (pulga do gato) é maioritariamente causada pelo número crescente de animais de estimação e à tendência dos seus donos de negligenciar a limpeza dos seus pertences como camas, mantas ou outros. Esta espécie escolhe como anfitrião principalmente os membros da família Felidae, mas também cães, outros animais e seres humanos. Verificam-se muitas infestações em locais de gatos selvagens.

Como controlar as pulgas?

Na Ratatui poderá encontrar o produto Dipacxon 39 Plus que, através de pulverização, o poderá ajudar a controlar uma infestação de pulgas. Caso pretenda a ajuda de um profissional, solicite o seu orçamento aqui.