Como ter uma empresa mais sustentável

Todas as empresas devem ter noção da sua responsabilidade social, isto é, a responsabilidade pelo impacto da sua atividade na sociedade e meio ambiente onde se inserem, através de um comportamento ético e transparente. Se pretende aumentar a responsabilidade social da sua empresa, um dos fatores a considerar será o seu papel na sustentabilidade. E como pode tornar a sua empresa mais sustentável? Através das dicas que lhe vamos dar!

Primeiro, importa perceber o que é o conceito de sustentabilidade. Sustentabilidade implica o uso racional e consciente dos recursos de que dispomos, garantindo a sua disponibilidade e preservação para as gerações futuras.

Se deseja tornar a sua empresa mais sustentável deve adotar que promovam a preservação ambiental, melhorem a qualidade de vida e não comprometam futuras gerações. Vamos apresentar-lhe de seguida cinco ações que pode adotar para tornar o seu negócio mais sustentável:

1. Escolha bem os seus fornecedores

Começamos pelo início da cadeia de valor, se os seus fornecedores não tiverem qualquer preocupação ambiental a sua empresa dificilmente conseguirá adotar uma postura mais sustentável. Faça a escolha certa na hora de contratar os seus fornecedores, observe se os mesmos possuem medidas de preservação do ambiente e comportamentos éticos e responsáveis.

2. Reduza o consumo de eletricidade e água

Se a sua empresa possui algum tipo de processo de fabrico que implique o uso destes recursos, procure minimizar o seu consumo de forma a evitar o desperdício. Caso a sua empresa não tenha processo produtivo onde estes recursos sejam utilizados, com certeza que pode minimizar o seu consumo de outras formas como: optar pela luz natural sempre que possível, colocar temporizadores nas torneiras, optar pelo uso de lâmpadas led, entre outras medidas que com certeza o ajudarão a minimizar o seu impacto no meio ambiente.

3. Utilize produtos ecológicos

De forma a minimizar o seu impacto no meio ambiente, escolha produtos ecológicos no decorrer da sua atividade.

Se a sua empresa é produtora de produtos nesse caso pode criar uma linha de produtos ecológicos. Desta forma estará a melhorar o impacto do seu processo produtivo e a ajudar os clientes a serem também mais conscientes e sustentáveis.

Na Ratatui assumimos o compromisso e comercializamos uma linha ecológica de produtos de limpeza e produtos de consumo take away. Desta forma estamos a comprometer-nos em minimizar o nosso impacto no meio ambiente e ajudamos os nossos clientes a fazê-lo também.

4. Minimize o consumo de papel

De forma a evitar o desperdício e consumo massivo de papel, pode informatizar toda a sua documentação empresarial ou pelo menos aquela que for possível. Desta forma, vai conseguir reduzir bastante o consumo de papel da sua empresa.

5. Mude a cultura organizacional da sua empresa

Para que todo este processo seja eficaz é necessário que todos os elementos da empresa assumam este compromisso também. Assuma este compromisso como parte da cultura da sua empresa e é importante que todos os seus funcionários estejam empenhados em ajudar a empresa a alcançar este objetivo. De outra forma, não será possível tornar a sua empresa mais sustentável e responsável.