Os sentidos dos roedores – A audição e visão

Segundo a revista Pest Control News (edição de Junho de 2021), os roedores são dos animais com melhor capacidade auditiva. O tamanho das suas orelhas varia de acordo com a espécie de roedores em questão. Estas concedem-lhe a capacidade de ouvir um conjunto de sons bem maior do que os humanos. Por este motivo, é possível afirmar que os ratos detetam a nossa presença antes de nós detetarmos a sua.

Apesar da sua excelente capacidade auditiva, a sua visão não é tão excelente assim. Os roedores têm uma visão limitada e acredita-se que estes não têm capacidade para perceber bem as cores. A sua visão é dicromática, isto é, podem apenas distinguir ligeiramente os tons das cores. Para além disto, não tem capacidade para ver a radiação infravermelha, por esse motivo, não têm visão noturna.

De que forma esta informação ajuda no controlo de pragas?

  • Tendo em consideração a sua capacidade de escutar sons de diferentes frequências que os humanos, podem utilizar-se sons para atrair ou repelir os roedores sem que estes sons afetem os humanos uma vez que não os conseguem detetar.
  • Tendo em consideração a sua fraca visão, principalmente à noite, a cor das placas adesivas, estações de isco e caixas rateiras é maioritariamente preta ou de coloração escura por este motivo. No entanto, se uma placa adesiva de coloração escura for colocada junto a uma superfície clara muito provavelmente o roedor terá capacidade de a reconhecer. Por este motivo a cor das estações, caixas e placas adesivas deve ser cuidadosamente escolhida tendo em conta a capacidade visual dos roedores.

Conheça todas as nossas opções de controlo de roedores aqui ou caso deseje solicitar um orçamento para um serviço de controlo de pragas contacte-nos.