Como proteger os seus amigos de 4 patas das pragas?

Os animais de estimação também são afetados pelas pragas, principalmente pulgas e carraças. Os meses de primavera e verão são os mais ativos para estas pragas.

Deve fazer a desparasitação do seu animal regularmente, e não apenas nos meses de verão ou quando nota a presença destas pragas no seu animal. Os métodos de desparasitação mais conhecidos são a desparasitação interna e desparasitação externa. A desparasitação externa pode ser efetuada com recurso a coleiras anti parasitas, a pipetas anti parasitas ou a um spray desparasitante. Adicionalmente pode adquirir um champô desparasitante que auxilia a remoção destes parasitas do pêlo do seu animal de estimação.

Deve ter em atenção a idade e peso do animal no momento de optar por um produto desparasitante como as pipetas. A pipeta desparasitante pode ser utilizada em animais de estimação com idade inferior a 8 semanas ou com peso inferior a 2kg. No caso dos gatos uma pipeta só pode ser utilizada em gatos até 10kg. No caso dos cães deve escolher a pipeta de acordo com o peso do animal.

No caso do champô este é indicado para o combate a carraças, pulgas, piolhos ou ácaros. O champô deve ser aplicado durante o banho por duas vezes e durante a segunda aplicação deixar atuar durante cinco minutos e enxaguar. O spray antiparasitário deve ser aplicado sobre toda a superfície corporal do animal a uma distância de 20 cm e depois escovar o pêlo do animal. Este produto também não deve ser aplicado em em animais de estimação com idade inferior a 8 semanas ou com peso inferior a 2kg.

Em caso de infestação deve limpar, aspirar e lavar todos os utensílios do animal como camas, mantas, roupas, entre outros. Caso a infestação seja grave e não consiga combatê-la deve solicitar um serviço de controlo de pragas.

Leia sempre o folheto informativo dos produtos antes de utilizar. Em caso de dúvidas consulte o seu médico veterinário.