Desinfeção de espaços

Numa época em que a Covid-19 ainda permanece muito ativa na nossa sociedade é importante relembrar as medidas de proteção que devem ser postas em prática.

A desinfeção de espaços, principalmente comerciais, é essencial para manter colaboradores e clientes seguros. Mas sabe como efetuar uma correta desinfeção do seu espaço?

Vamos dar-lhe algumas dicas para que aprenda a desinfetar corretamente o seu espaço e garantir a segurança de todos!

  1. Deve estabelecer quais as principais superfícies e objetos a desinfetar. Todas as superfícies frequentemente tocadas ou de utilização comum como mesas, bancadas, interruptores de luz, puxadores de portas, corrimão de escadas, torneiras de lavatórios e ainda os monitores, teclados, tablets e telemóveis.
  2. A limpeza e desinfeção não são o mesmo! Devemos esclarecer que a limpeza se refere à remoção de sujidade e apesar de conseguir eliminar alguns micro-organismos não consegue eliminá-los por completo devido à categoria de produtos utilizados. Já a desinfeção refere-se à utilização de produtos de uso químico que se destinam a eliminar micro-organismos. Ambas devem ser combinadas de forma a garantir um lugar limpo e livre de agentes que possam infetar.
  3. Podem ser utilizados produtos como lixívia para efetuar desinfeção de louça, talheres e outros objetos que por exemplo façam parte de uma cozinha. Para zonas, objetos e superfícies comuns como mesas, maçanetas ou puxadores deve utilizar um desinfetante de superfícies que indique no seu rótulo ser destinado a combater vírus e bactérias como o Desinbac DS. De preferência este deve conter álcool na sua composição.
  4. Como limpar as superfícies? Primeiro deve sempre começar por limpar a sujidade caso esta se verifique. Depois deve então proceder à desinfeção, pulverizando o produto desinfetante nas superfícies aguardando um tempo de contacto de 5 minutos. Depois de aguardar o tempo de atuação pode enxaguar a superfície ou limpar com um pano limpo.
  5. Efetue a limpeza e desinfeção dos espaços e superfícies regularmente de acordo com a sua utilização.